terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Dia 1 inauguração do Espaço Viver - Centro de Reabilitação e Fisioterapia







A Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria da Saúde – SESAU, inaugura nesta quinta-feira, 1º de março, às 10 horas, na Estrada de Campinas, o Centro de Reabilitação e Convivência Espaço Viver - Julieta dos Santos Machado.
O Centro oferecerá a população amplo atendimento nas áreas de fisioterapia e reabilitação. Serão oferecidos serviços destinados a pacientes que possuem problemas hereditários, traumas ortopédicos, problemas neurológicos, reumatológicos, respiratórios e cardiovasculares.
O espaço possui sala de RPG e pilates, ambulatório, área de convivência para trabalhos em grupo, sala de acolhimento, além de um centro de atividade destinado a melhor idade, onde serão realizadas aulas de artesanato, lazer e atividades físicas ao ar livre.
O núcleo, que irá trabalhar com uma equipe formada por cinco fisioterapeutas/dia, tem capacidade para atender uma média diária de 100 pacientes, dentre eles crianças, adultos e idosos sanfranciscanos. O horário de funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h às 17h.
O Centro de Reabilitação e Convivência Julieta dos Santos Machado foi adquirido e equipado com recursos próprios da prefeitura.
Quem é Julieta dos Santos Machado?
Julieta dos Santos Machado (02/03/1916 - 27/01/2004) era filha de negros, descendentes de escravos. Mulher guerreira, mãe de 10 filhos e esposa dedicada, ajudou seu companheiro (no início pescador - depois petroleiro) a sustentar a família na máquina de costura e na cozinha (quituteira de mão cheia). Fazia deliciosas canjicas, cocada e cuscuz para vender na porta de casa (Praça da Santa Cruz - 04). Adotou muitas crianças de coração, como ela dizia. Sempre gostou de mesa farta, pois no seu entender tinha que trabalhar para nunca faltar o pão de cada dia, para saciar a fome de todos que dela necessitasse. Pessoa simples, com um coração de ouro.
Dona Julieta dizia que todos mereciam ser felizes, deveriam ser amados e respeitados, independentemente de sua cor, raça ou condição social. Na sua visão, maltrato e pancada nunca consertaram ninguém; atenção, carinho e compreensão são as maneiras de educar a criança para que se torne um futuro homem de bem.
Julieta viveu em função da família, o que para ela foi a maior dádiva que Deus lhe deu. Cada neto, bisneto ou tataraneto que nascia, renovava sua alegria e confiança na vida, e cada pessoa que chegava e a adotava como mãe ou avó recebia o mesmo amor, carinho e atenção que os que possuíam laços sanguíneos.
Dona Julieta também era conhecida pelas celebres frases que sempre pronunciava:
"Não tenha preocupação com o que comerá no dia de amanhã, pois São Francisco sempre proverá o sustento de cada dia".
"Contente-se com o de hoje que, se for merecimento, o de amanhã nunca faltará".

Inauguração do Espaço Viver



quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

População será beneficiada com o ‘Saúde em Movimento’ no novo CRESAM


O programa Saúde em Movimento, do governo do estado, será realizado em São Francisco do Conde com características próprias. O programa realizará atendimentos integrais, de forma que deverá incluir atendimentos a escolares, cidadãos com mais de 40 anos, grupos com mais chances de desenvolver a *presbiopia, doença conhecida por “vista cansada”, inscritos no TOPA (Todos Pela Alfabetização) e a população acima de 60 anos, idade onde a catarata tem seu início.

A iniciativa que partiu da atual administração vem sendo cobrada ao governo do estado desde o início de 2011, ainda na gestão da ex-secretária da Saúde Marília Fontoura. Serão desenvolvidos nas unidades do Programa de Saúde da Família (PSF) testes de acuidade visual para detectar possíveis problemas oftalmológicos. Caso o resultado venha a ser confirmado, serão doados óculos de grau compatíveis com a necessidade de cada um. A estrutura física para cumprimento das análises e o recurso utilizado para a aquisição das lentes serão de responsabilidade da Prefeitura. Inclusive, uma lei municipal já foi aprovada pela Casa Legislativa com o intuito de garantir que a ação transcorra conforme os princípios do código. 

Com o apoio técnico do estado, moradores de outras localidades, como Saubara e Santo Amaro, municípios que estão sob Gestão Estadual dos serviços de saúde de média e alta complexidade, poderão realizar exames para cirurgia de catarata no município. Nesse caso, o acolhimento em São Francisco do Conde passa a ser de autoria da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Estima-se que mais de 5.000 pessoas sejam atendidas durante os sete dias do Saúde em Movimento, programado para acontecer  de 07 a 13 de março, quando será inaugurado o novo Centro de Referência à Saúde da Mulher (CRESAM) de São Francisco.

Para conferir mais eficácia a ação, na sexta-feira, 03 de fevereiro, Agentes Comunitários de Saúde, Enfermeiros dos PSFs e representantes das secretarias envolvidas na ação (SESAU, SEDES e SEDUC) passarão pelo curso de Promoção da Saúde Ocular. O encontro ocorrerá às 08 horas, na Câmara de Vereadores, com o objetivo de orientar os profissionais para o teste de acuidade visual e identificação de possíveis problemas oftalmológicos. A capacitação será realizada por técnicos da Sesab.

*Presbiopia, popularmente conhecida como "vista cansada", é a anomalia da visão que ocorre com o envelhecimento da pessoa, ocasionando o enrijecimento dos músculos ciliares, ocorrendo por volta dos 40 anos de idade.

São Francisco do Conde: Município adere a programa do Ministério da Saúde


Visando melhorar ainda mais a qualidade no atendimento 13 Unidades de Saúde da Família já foram instaladas em São Francisco do Conde. Isso significa mais de 70% de área coberta pela Estratégia de    Saúde da Família. O serviço conta com uma equipe de profissionais composta por médicos, enfermeiros, odontólogos, assistentes sociais, técnicos de enfermagem, agentes comunitários e equipe administrativa. As unidades desenvolvem ações de atenção à saúde da criança, da mulher, do homem e do idoso. 
A Atenção Básica em Saúde tem como meta melhorar a estratégia de saúde da família, como eixo estruturante dos serviços. Mais 4 vão ser inauguradas até o final do ano, no município, nos bairros de São Bento da Lages,Campinas, Baixa Fria e Caípe de Cima


Pesquisa indica melhoria na saúde em São Francisco do Conde



Segundo levantamento realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) são muito os motivos para comemorar os avanços na saúde em São Francisco do Conde. A taxa de mortalidade infantil reduziu de 25,34, em 2009, para 12,44, em 2010. Com relação a óbitos no período Perinatal foram reduzidos 6,3%, em 2009, para 2,5% até meado de 2011. Foram realizadas 60.307 consultas, e o número de internações caíram de 725 em 2008 para 470 em 2011, uma redução de 64,8% indicando a melhoria na rede de atenção básica em saúde.