terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Dia 1 inauguração do Espaço Viver - Centro de Reabilitação e Fisioterapia







A Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria da Saúde – SESAU, inaugura nesta quinta-feira, 1º de março, às 10 horas, na Estrada de Campinas, o Centro de Reabilitação e Convivência Espaço Viver - Julieta dos Santos Machado.
O Centro oferecerá a população amplo atendimento nas áreas de fisioterapia e reabilitação. Serão oferecidos serviços destinados a pacientes que possuem problemas hereditários, traumas ortopédicos, problemas neurológicos, reumatológicos, respiratórios e cardiovasculares.
O espaço possui sala de RPG e pilates, ambulatório, área de convivência para trabalhos em grupo, sala de acolhimento, além de um centro de atividade destinado a melhor idade, onde serão realizadas aulas de artesanato, lazer e atividades físicas ao ar livre.
O núcleo, que irá trabalhar com uma equipe formada por cinco fisioterapeutas/dia, tem capacidade para atender uma média diária de 100 pacientes, dentre eles crianças, adultos e idosos sanfranciscanos. O horário de funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h às 17h.
O Centro de Reabilitação e Convivência Julieta dos Santos Machado foi adquirido e equipado com recursos próprios da prefeitura.
Quem é Julieta dos Santos Machado?
Julieta dos Santos Machado (02/03/1916 - 27/01/2004) era filha de negros, descendentes de escravos. Mulher guerreira, mãe de 10 filhos e esposa dedicada, ajudou seu companheiro (no início pescador - depois petroleiro) a sustentar a família na máquina de costura e na cozinha (quituteira de mão cheia). Fazia deliciosas canjicas, cocada e cuscuz para vender na porta de casa (Praça da Santa Cruz - 04). Adotou muitas crianças de coração, como ela dizia. Sempre gostou de mesa farta, pois no seu entender tinha que trabalhar para nunca faltar o pão de cada dia, para saciar a fome de todos que dela necessitasse. Pessoa simples, com um coração de ouro.
Dona Julieta dizia que todos mereciam ser felizes, deveriam ser amados e respeitados, independentemente de sua cor, raça ou condição social. Na sua visão, maltrato e pancada nunca consertaram ninguém; atenção, carinho e compreensão são as maneiras de educar a criança para que se torne um futuro homem de bem.
Julieta viveu em função da família, o que para ela foi a maior dádiva que Deus lhe deu. Cada neto, bisneto ou tataraneto que nascia, renovava sua alegria e confiança na vida, e cada pessoa que chegava e a adotava como mãe ou avó recebia o mesmo amor, carinho e atenção que os que possuíam laços sanguíneos.
Dona Julieta também era conhecida pelas celebres frases que sempre pronunciava:
"Não tenha preocupação com o que comerá no dia de amanhã, pois São Francisco sempre proverá o sustento de cada dia".
"Contente-se com o de hoje que, se for merecimento, o de amanhã nunca faltará".

Nenhum comentário:

Postar um comentário